Proposta pedagógica

O Centro Educacional Candeias trabalha com a linha pedagógica sócio-construtivista, buscando adaptar para a sala de aula as ideias dos teóricos Jean Piaget e Vygotsky. Por esta linha, o professor não é o dono do saber, a sala é então um local de relações de conhecimentos, onde todos aprendem em conjunto, pois são sujeitos da aprendizagem.

As crianças chegam à escola com uma grande soma de conhecimentos formados no seu meio social, o que chamamos de “conhecimentos prévios”. O professor analisa estes conhecimentos em conversas informais e trabalhos em grupo, introduzindo os conteúdos dentro da realidade social e cultural de cada criança.

A Pedagogia de Projetos, também está inserida na proposta pedagógica dessa instituição, por acreditar que este trabalho fornece ao aluno, e ao professor, várias possibilidades de serem trabalhadas as “inteligências múltiplas”, de uma forma natural, respeitando os interesses e as habilidades de cada um.

Ao trabalhar os conteúdos propostos pelas disciplinas, utilizamos exemplos do cotidiano, facilitando a compreensão e a construção de uma aprendizagem significativa, aquela que permanecerá por um longo período de tempo e será útil na vida do aluno. Para que isto aconteça, utilizamos atividades lúdicas que são de suma importância para o desenvolvimento do raciocínio lógico da criança.

O nosso objetivo é a formação de sujeitos críticos e participativos tanto na comunidade escolar, como na vida social. A escola abre suas portas para a informação, adaptando e adequando os conhecimentos para a faixa etária de nossas crianças, trazendo temas que os permitam refletir e questionar.

Nossa avaliação é feita baseada nas etapas de desenvolvimento cognitivo elaboradas por Piaget e nas etapas do desenvolvimento da escrita elaborada por Emília Ferreiro. A Ficha Informativa é construída com a participação do professor, através da observação diária, pois entendemos a criança como um "todo", considerando cada passo do seu desenvolvimento. Os pais são informados de todas as nossas observações em conversas individualizadas, onde podem interagir com a professora.

A Educação Infantil é a nossa especialidade, por isso, adaptamos todas as nossas atividades em um espaço de brincadeiras, onde as crianças podem interagir com o meio, pois estão em um local adequado para a sua faixa etária e com profissionais que podem atendê-las da melhor forma possível.