Projeto - Brincando e aprendendo com a Copa

PROJETO DO 1º SEMESTRE DE 2014

TEMA: BRINCANDO E APRENDENDO COM A COPA DO MUNDO

PERÍODO:  DE MARÇO A MAIO /14

PÚBLICO ALVO:ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (2 A 5 ANOS)

JUSTIFICATIVA:

TENDO EM VISTA, QUE ESTE ANO A COPA DO MUNDO SERÁ REALIZADA NO BRASIL, E QUE O FUTEBOL É UMA DAS PAIXÕES DOS BRASILEIROS, SENTIMOS NECESSIDADE DE TRABALHAR O PROJETO CEC DO 1º SEMESTRE COM O TEMA “BRINCANDO E APRENDENDO COM A COPA”.

ESTE PROJETO, SURGE PARA VIVENCIAR ESSE GRANDIOSO EVENTO QUE FAZ TODOS SE PREPAREM PARA TORCER PELO SEU PAÍS E AS NAÇÕES SE UNIREM. ESSE MOMENTO, É PROPÍCIO PARA ENRIQUECER E DAR MAIS SENTIDO AS AULAS, POSSIBILITANDO CONHECER E APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE A SEDE DA COPA: O BRASIL, NOSSO PAÍS, E TAMBÉM DE OUTROS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA 2014, PROPORCIONANDO A AQUISIÇÃO DE NOVOS SABERES ATRAVÉS DO CONHECIMENTO DE DIFERENTES CULTURAS, DE MANEIRA LÚDICA, CONCRETA E SIGNIFICATIVA.

OBJETIVO GERAL:

PROMOVER PESQUISAS E ATIVIDADES LÚDICAS QUE ESTIMULEM A COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL DE ALGUNS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO MUNDO DE 2014, EM RELAÇÃO AO MODO DE VESTIR, CULINÁRIA, MÚSICAS, RITMOS, DANÇAS, BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS, PONTOS TURÍSTICOS E DEMAIS CURIOSIDADES RELEVANTES   PARA PROPORCIONAR A SOCIALIZAÇÃO, DIVERSÃO E CONHECIMENTO

ACERCA DESTE EVENTO.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- TRABALHAR O TEMA ATRAVÉS DA LUDICIDADE, UTILIZANDO A MÚSICA, DANÇA, BRINCADEIRAS E COMIDAS TÍPICAS;

- EXPLORAR A CRIATIVIDADE UTILIZANDO MATERIAIS DIVERSOS;

- DESENVOLVER SUA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E SEU RACIOCÍNIO MOTOR E FÍSICO ATRAVÉS DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS, MOTRICIDADE E O RACIOCINIO LÓGICO.

EIXOS A SEREM TRABALHADOS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

MATEMÁTICA

NATUREZA E SOCIEDADE

MÚSICA E ARTES VISUAIS

MOVIMENTO

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS- ETAPAS

1ª ETAPA

- Abertura com o tema do projeto: Música: Todo Mundo (Gabi Amarantos e Monobloco)

- Apresentação das crianças com as bandeiras representando os países que serão vivenciados   trabalhados por cada turma)

- Atividades de registro -Pintura e colagem das bandeiras dos países participantes dos jogos na ARENA PE (México- Argentina- Japão- Itália – Portugal).

2ª ETAPA                                                     

- Apresentação do mascote da copa:  Fuleco. Sua origem e significado do nome.

(Nesse dia as crianças levam para casa o Fuleco / viseira com ele).

- Fantoche do Fuleco; teatrinho (futebol + ecologia).

- Retomar a escuta da música tema do projeto (Fuleco entra dançando e cantando).

Atividades de registro no caderno de atividades, colagem e pintura do Fuleco.

3ª ETAPAT

- Escuta do Hino Nacional do Brasil + apresentação dos jogadores (crianças com camisas da seleção e professoras). Brasil o país da Copa do Mundo e do Futebol.

Observação:  As crianças deverão comparecer à escola, caracterizadas do seu jogador preferido (cabelo) de Neymar por exemplo.

- Trabalhar: União, paz, amizade, equipe, regulamento do jogo, quem é quem, goleiro, atacante, capitão, entre outros.

- Nesse dia realizaremos um jogo com as crianças, com a presença do professor de Educação física, para apitar o jogo (montar os times).

Atividade de registro: produção de desenhos representando o jogador de futebol preferido das crianças.

4ª ETAPA

- Cineminha / Apresentação da Seleção na Copa

- Falar sobre Pelé o rei do Futebol (sua raça – afro brasileira, sua influência no Brasil e no mundo.

Atividades de registro:

- Produção de uma maquete da seleção jogando, utilizando material reciclado. Pesquisa de imagens Futebol (seleção jogando).

5ª ETAPA

- Visita à Arena Pernambuco-  03/05(sábado), a partir das 14h.

Aula-passeio/ descobrindo o que tem no campo de futebol (grama, trave, gol, bola, jogadores, torcida, juiz, apito, entre outras coisas).

6ª ETAPA – 16/04

- Passeio ao teatro Luiz Mendonça, no Parque de D. Lindú, apreciação da peça “Os três porquinhos na copa do mundo”.

7ª ETAPA

- Implantação da escolinha de futebol à tarde.

- Uma vez por semana. O que aprendemos na escola de futebol?

8ª ETAPA

- Retomada e registro sobre a peça assistida “Os três porquinhos na Copa do mundo”. Colagem e atividade sobre o trabalho desenvolvido. Trabalhando o contexto da história; ilustração; quantidade, caixa de histórias; valores: medo, persistência, união dos irmãos, entre outras coisas.

9ª ETAPA

- Descobrindo e vivenciando as brincadeiras dos países representados por turma, vivência no dia a dia.

10ª ETAPA

- Degustação da gastronomia dos países (semana da gastronomia).

Exemplos:

Japão- sushi e arroz.

Itália- Pizza / macarronada

Portugal – Caldo verde/ pastelzinho de Belém (sardinha)

Argentina- Empanada

México-Taco

Observação: As receitas foram pesquisadas e enviadas pelos pais. Na cozinha experimental as crianças fizeram as mesmas junto com a professora e degustaram com satisfação, conhecendo um pouco da gastronomia de cada País.

11ª ETAPA

- Danças e ritmos -

Escuta das músicas representando os ritmos de cada país, e ensaio das danças para a apresentação na culminância.

12ª ETAPA

-  Apresentação das   crianças caracterizadas com roupas e adereços do país representado por turma.-Caracterização (vestuário)

13ª ETAPA –

 DIA DAS MÃES CEC, ARTILHEIRAS DO AMOR-

Participação das mães no bom dia, vestidas com a camisa da seleção, chutando a gol, com os filhos no gol, defendendo as bolas.

Homenagem às mães no SESC Piedade, as mesmas participaram de atividades recreativas com bolas, vestidas com a camisa do projeto, acompanhadas dos filhos. Finalizando apresentamos a homenagem das crianças, cantando e dançando para as mamães.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PROJETO-

● APRESENTAÇÃO DO TEMA: BRINCANDO E APRENDENDO COM A COPA DO MUNDO

● MOSTRANDO O MAPA MUNDI OU O GLOBO TERRESTRE PARA IDENTIFICAÇÃO DO BRASIL SEDE DA COPA DE 2014.

● CONFECÇÃO DA BANDEIRA DO BRASIL (PARA IDENTIFICAÇÃO DE CORES E FORMAS)

● RODA DE CONVERSA

O QUE É FUTEBOL?  O QUE É COPA DO MUNDO? QUAL É O PAÍS SEDE DA COPA DE 2014?

● JOGO DE FUTEBOL, COPINHA CEC (COM OS TIMES FORMADOS POR CADA TURMA).

● FOTO OFICIAL (CADA TURMA COM BOLA E COM A CAMISA DO BRASIL JUNTO COM A PROFESSORA)

● APRESENTAÇÃO DO MASCOTE DA COPA 2014 / FULECO

● VER VÍDEO DE CRIANÇAS JOGANDO FUTEBOL

● CONHECER UM POUCO DA CULTURA BRASIL (ATRAVÉS DE IMAGENS E VÍDEO)

● ENFEITAR A QUADRA E A SALA DE AULA (COM AS CORES DO BRASIL)

● PASSEIO EXTRA- CLASSE: VISITA À ARENA PE.

● CRIAÇÃO DE MASCOTE PARA SALA DE AULA

● DESENHO DE AUTORRETRATO DE JOGADORES FAMOSOS

● CONFECÇÃO DE BOLA DE FUTEBOL (DE ISOPOR PINTADA COM TINTA PRETA E BRANCA; BOLA FEITA COM MEIA OU OUTRO MATERIAL)

● LEITURA DO LIVRO “O DONO DA BOLA” DE ELIAS JOSÉ/ELMA. Ed. PAULINAS.

● ATIVIDADES XEROCADAS SOBRE A COPA

● USO DO CADERNO DE ATIVIDADES PARA O PROJETO

● ELABORAÇÃO DE QUADRINHA OU POEMA SOBRE A COPADO MUNDO DE 2014 (ILUSTRAÇÃO COM DESENHO OU GRAVURAS)

● PESQUISA DE DIVERSAS REPORTAGENS E NOTÍCIAS SOBRE A COPA (MONTANDO O MURAL DA COPA)

● MONTAGEM DE UM CAMPO DE FUTEBOL COM MATERIAIS SUCATEADOS (COM AS CORES DO BRASIL)

● MONTAGEM DE UM MOSAICO COM A BANDEIRA DO PAÍS TRABALHADO PELA TURMA (COLETIVO).

● PRODUÇÃO DE BANDEIRAS REFERENTES AOS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO MUNDO 2014(INDIVIDUAL)

● CRIAÇÃO DO GRITO DE GUERRA DA TORCIDA ORGANIZADA DO SEU TIME

● PESQUISA DE FOTOS DE JOGADORES FAMOSOS QUE SE DESTACARAM NAS COPAS DO MUNDO ANTERIORES.

● CONHECENDO REGRAS DE FUTEBOL (PARA UM BOM JOGO)

● CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS OU JOGOS COM AS CORES DA COPA

● PESQUISA E LEITURA DE IMAGENS DOS PONTOS TURÍSTICOS DO PAÍS TRABALHADO PELA TURMA.

● PESQUISA E VIVÊNCIA DAS DANÇAS, RITMOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS… REFERENTE AO PAÍS INDICADO PELA PROFESSORA.

● ELABORAÇÃO DE CARTAZ ES COM CURIOSIDADES REFERENTES AO PAÍS REPRESENTADO PELA TURMA.

PASSEIO À ARENA PE-  PAIS, ALUNOS E FAMILIARES PARTICIPAM DO REFERIDO PASSEIO, FAVORECENDO O CONHECIMENTO DO ESPAÇO ONDE ACONTECERÃO OS JOGOS DA COPA DO MUNDO. APRESENTAÇÃO DO VIDEO COM IMAGENS DO PROJETO “BRINCANDO E APRENDENDO COM A COPA”, NA SALA DE CINEMINHA NA ARENA.

PESQUISAS DESENVOLVIDAS COM OS PAIS:

- ONDE SERA REALIZADA A COPA DO MUNDO DE 2014?

- QUAIS SÃO OS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO MUNDO 2014/

- VOCÊ CONHECE ALGUM DESTES PAÍSES?

- ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA TEM DESCENDÊNCIA COM AGUM DESSES PAÍSES?

- QUAL É O SIGNIFICADO DA COPA DO MUNDO PARA SUA FAMÍLIA?

- QUAIS SÃO OS PAÍSES DO GRUPO DO BRASIL?

- QUEM FOI CHARLES MILLER?

- EM QUE PAÍS NASCEU O FUTEBOL?

- COMO SURGIU A COPA DO MUNDO?

- QUEM É CONSIDERADO O REI DO FUTEBOL DO BRASIL?

- PESQUISAR OS PRINCIPAIS ARTILHEIROS DE TODAS AS COPAS?

- INDICAR AS MUDANÇAS NOS LOCAIS POR CAUSA DA COPA DO MUNDO?

- TIRAR UMA FOTO 10 X15 (DEZ POR QUINZE) COM A FAMÍLIA E ENVIAR PARA ESCOLA EM UM MOMENTO DE JOGO DE FUTEBOL OU EM ALGUM LOCAL QUE TENHA OBJETOS OU DECORAÇÃO DA COPA DO MUNDO NO BRASIL (PARA EXPOR NO COLÉGIO).

CULMINÂNCIA-

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS PRODUZIDOS PELAS CRIANÇAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, E AS DANÇAS RELATIVAS AOS PAISES TRABALHADOS. NESTE DIA AS CRIANÇAS SE APRESENTARAM COM A CAMISA DO PROJETO E ALGUNS TRAGES TÍPICOS DOS PAÍSES.

ABERTURA

● BOAS VINDAS!

● ENTRADA DAS BANDEIRAS (PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO MUNDO 2014)

● HINO NACIONAL (TODOS COM A CAMISA DO BRASIL)

● SLIDES FOTOS   SOBRE A COPA NO CEC

● MÚSICA E COREOGRAFIA (PARTIDA DE FUTEBOL / SKANK)

● NA QUADRA DA ESCOLA:

-CARACTERIZAÇÃO DAS CRIANÇAS REFERENTES AO PAÍS TRABALHO POR TURMA, EXPOSIÇÕES DE ARTES COLETIVAS E INDIVIDUAIS PRODUZIDAS PELOS ALUNOS(AS) EM SALA DE AULA; CARTAZES, OBJETOS, MAQUETES, ENTRE OUTRAS COISAS QUE FORAM TRABALHADAS PELAS TURMAS E A SOCIALIZAÇÃO DO MURAL DA COPA CRIADO PELAS CRIANÇAS DO CEC.

AVALIAÇÃO:

A AVALIAÇÃO FOI CONTINUA, CONSIDERANDO O INTERESSE, A PONTUALIDADE, PARTICIPAÇÃO, ATENÇÃO E ENVOLVIMENTO COM AS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE TODO PERÍODO EM QUE O PROJETO FOI DESENVOLVIDO.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

À DIREÇÃO.