PROJETO 2º SEMESTRE
TEMA: Que bicho é esse?
PÚBLICO ALVO: Alunos (as) da Educação Infantil
DURAÇÃO: 2 meses
APRESENTAÇÃO:
		                    Os animais têm uma grande importância no mundo  cotidiano das crianças, pela sua presença através de histórias, desenhos e por  todos os lugares da vida por onde andam, levando a criança a possuir um caráter  de identificação de suas vivências pessoais e sociais. Desde cedo é fundamental  conscientizar as crianças para que possam construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de  alguns  animais.
                          
JUSTIFICATIVA: 
		                    Visando conscientizar e proporcionar uma  aprendizagem referente ao  respeito  aos animais, que são seres vivos importantes  para o nosso planeta e para o homem, como componentes da Natureza. No projeto  QUE BICHO É ESSE? Iremos conhecer alguns dos animais em extinção estudando  características físicas, hábitos de vivência e alimentares, habitat e relação  com o homem e o meio ambiente percebendo   a diversidade de situações que vive cada espécie animal. 
  
OBJETIVO GERAL:
		                    Levar a criança a  conhecer maneiras de  preservar o meio  ambiente e refletir sobre o risco de extinção dos animais ameaçados pela ação  do homem na natureza, conscientizando às crianças a respeitar, valorizar e  proteger esses seres vivos participando e contribuindo com os cuidados que  ajudem a melhorar o nosso Planeta.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
                            ● Definir suas principais características,  comparando diferenças e semelhanças, através da observação.
                            ● Conhecer curiosidades entre os animais como:  locais onde vivem (habitat), sua alimentação, seus hábitos e outras  peculiaridades relativas a cada espécie.
                            ● Reconhecer a importância de evitar a extinção de  alguns animais ameaçados pela ação do homem.
  
METODOLOGIAS / ESTRATÉGIAS: 
                            Todo o projeto será  trabalhado através de literaturas infantis enfatizando  histórias sobre animais, pesquisas, desenhos,  modelagem com massa e/ou argila, maquetes, pinturas, recorte e colagem,  dobraduras, jogos e trabalhos desenvolvendo a oralidade, aperfeiçoando a  comunicação e roda de conversa compartilhando   o tema proposto. Exercícios com conceitos matemáticos, assuntos  referentes a natureza e sociedade e diversas abordagens envolvendo outros eixos  da educação infantil. Também trabalharemos com a reflexão sobre questões  que  envolvam problemas com os animais.  Ainda farão parte das nossas estratégias: filmes, brincadeiras, vídeos,  músicas, ritmo, usando palmas e alguns instrumentos de bandinha, expressão  corporal e gestual na dramatização e no teatro. Com essas atividades  mostraremos às crianças a beleza e a importância de proteger os animais ameaçados  de extinção, tão importantes na natureza.
  
AVALIAÇÃO: 
                            Os projetos transformam a avaliação em um processo  contínuo à realidade cotidiana da sala de aula que busca  entender o processo de cada criança e a  significação que cada trabalho comporta. Portanto, durante todo o projeto os  alunos serão avaliados mediante a observação do grupo, além de diária e  constante.
  
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
RCNEI “Referencial  Curricular Nacional da Educação Infantil” vol: 3
                            PCN “Parâmetro  Curricular Nacional: Temas transversais e Meio ambiente. 
                          Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, lei nº: 9.394 
