APRESENTAÇÃO
O  projeto VIVER SENTIDOS foi elaborado pela equipe  de professores do CENTRO EDUCACIONAL  CANDEIAS,  para ser desenvolvido com as  turmas da Educação Infantil, com o propósito de estimular e vivenciar com as  crianças a importância de identificar e conhecer os órgãos do sentido e o seu  próprio corpo.
Período de desenvolvimento: 2  meses(março/abril de 2012)
JUSTIFICATIVA
Através  dos sentidos percebemos o mundo, assim torna-se fundamental explorar o  potencial de ver, ouvir, apalpar, provar e cheirar desde a mais tenra idade. 
São eles que nos garantem a percepção do ambiente  no qual estamos inseridos, mesmo sabendo que cada indivíduo desenvolve mais um  ou outro sentido no processo de aprendizagem.
OBJETIVOS
No final do projeto os alunos deverão ser capazes de:
- Identificar todas as partes do corpo.
 - Conhecer as partes do corpo.
 - Reconhecer os sentidos.
 - Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos amigos.
 
O professor deverá:
- Estimular as crianças a: rolar, agarrar, sentar, engatinhar, andar em um pé só, andar sobre linhas – Trabalhando assim atividades de Psicomotricidade.
 - Estimular o raciocínio e a atenção.
 - Estimular a Socialização.
 - Estimular as crianças a explorar todos os 5 sentidos de forma abrangente.
 
Brincar com o corpo e com os sentidos...
O professor deve propiciar atividades diversas de Psicomotricidade:
- Pular em um pé som ao ritmo de uma música.
 - Andar em cima de uma linha traçada no chão com uma bola na mão.
 - Subir e descer escadas ao ouvir determinados sons.
 - Engatinhar, saltar, com ritmo ou livremente.
 - Virar cambalhota com auxílio do professor em um colchonete.
 - Vestir e desvestir-se, com a roupa pedida, a cada ordem do professor.
 - Dançar em diferentes ritmos.
 - Pular entre bambolês.
 - Imitar animais.
 - Andar em curvas.
 - Arremessar e agarrar bolas.
 - Brincar de Chefinho mandou.
 - Brincar de Morto-Vivo.
 - Brincar de Estátua.
 - Brincar de cabra-cega.
 - E inúmeras outras atividades de acordo com a necessidade da turma, material disponível, tempo e desejo do professor...
 
DESENVOLVIMENTO
A metodologia adotada inicialmente é a de vivenciar  semanalmente um dos  sentidos. O conteúdo  será desenvolvido por 10 (dez) etapas previamente planejadas.
Inicialmente desenvolveremos um trabalho com o TATO, toda escola  realizará atividades envolvendo sensoriamento, ou seja,  manipular e sentir diversas texturas  apresentadas, não só com as mãos, mas  com  todo  o corpo(pele).
Dando sequencia ao trabalho semanal, continuaremos  experimentando e vivenciando as funções dos outros órgãos do sentido, sempre  dando ênfase a cada sentido trabalhado, adequando os conteúdos propostos no  planejamento.
ETAPAS
- APRESENTAÇÃO DA MÚSICA TEMA DO PROJETO (Os sentidos do grupo H-5).
 - Produção de um Painel com desenho do corpo humano, onde as crianças deverão a cada semana, colar os órgãos dos sentidos, trabalhados em cada etapa desenvolvida do projeto.
 - Vivência do Sentido “ Tato”- Manipulação e sensoriamento de diversas texturas/ Produção de atividades como pintura/rasgaduras/escrita(focando as mãos).
 - Exploração do sentido da Visão- Exposição de vídeos/ leituras de imagens(livros)/murais e painéis da escola/contemplação da própria imagem da criança no espelho.
 - Percebendo  o Sentido da Audição- Identificação dos sons da natureza/do nosso corpo/de  instrumentos musicais como: apito/flauta/tambor/maracá e outros.
Identificando a densidade dos sons da voz e objetos (TELEFONE/SOM DA VITROLA/SINO/CAMPANHIA DA ESCOLA/RÁDIO). - Provando e identificando os sabores –PALADAR- Estimulando uma alimentação saudável e natural (lanche coletivo- Bandeja de frutas). Cozinha Experimental (receita)- Gosto: doce/salgado/azedo.
 - Descobrindo  e sentindo os cheiros – OLFATO-
Laboratório dos odores – Experimentar diversos odores, (café/ vinagre/cominho/alho/cravo/erva-doce) os olhos deverão estar vendados.
Descobrindo o cheirinho de cada coleguinha/ sentindo o cheiro das flores da escola/ das frutas, etc. Produção de saches ou sabonetes bem cheirosos. - Retomada de todos os sentidos trabalhados, produção do álbum dos sentidos/  tapete dos sentidos/painel.
ALBÚM DOS SENTIDOS : Com minhas mãos eu sinto(macio/áspero as texturas das superfícies; Com meus olhos eu vejo...(imagens escolhidas pelas crianças de preferência paisagens naturais); Posso ouvir os sons dos(imagens de pássaros/objetos sonoros, etc.); Com o minha boquinha/língua posso sentir o gosto dos...(alimentos preferidos da criança); Gosto de sentir o cheirinho de .... - Culminância: Apresentação das crianças para o dia das mães, envolvendo os sentidos na coreografia.
 
REGISTRO DAS ATIVIDADES
Os conteúdos trabalhados no Projeto “Viver Sentidos”, serão  registrados em atividades de folha/livro, de acordo com a realidade da turma.
As crianças deverão receber lembranças referentes ao órgão  do sentido trabalhado, socializando e vivenciando com a família o órgão  trabalhado.  Ex. Ao trabalhar o tato,  enviar para casa massinha de modelar/ ao trabalhar o sentido da visão , enviar  óculos/binóculos produzidos com a professora, e assim com os outros órgãos  também.
AVALIAÇÃO- Dar-se-á   continuadamente, observando o desenvolvimento e a aprendizagem dos  alunos,  através de questionamentos e  desafios sobre o tema abordado. Ex. Que cheiro é este? Que cor é essa? Que você  vê nesta imagem? Que sentido você está utilizando para identificar os cheiros?
